LOGIN ASSINANTES REGISTAR   Visite a nossa página no facebook. Visite a nossa página no Instagram.
EDUCAÇÃO
ARTE & CULTURA
SAÚDE / BEM-ESTAR & BELEZA
MODA
PÁGINA SOLIDÁRIA
DESPORTO
VIAGENS
ECONOMIA & NEGÓCIOS
ECOLOGIA & SUSTENTABILIDADE
PERSONALIDADES
EVENTOS
SOBRE A REVISTA
EDIÇÃO ONLINE
ASSINATURAS
PARCEIROS
CONTACTOS
Educação Arte & Cultura Saúde / Bem-Estar & Beleza Moda Página Solidária Desporto Viagens Economia & Negócios Ecologia & Sustentabilidade Personalidades
LOGIN ASSINANTES REGISTAR   Visite a nossa página no facebook. Visite a nossa página no Instagram.
EDUCAÇÃO
ARTE & CULTURA
SAÚDE / BEM-ESTAR & BELEZA
MODA
PÁGINA SOLIDÁRIA
DESPORTO
VIAGENS
ECONOMIA & NEGÓCIOS
ECOLOGIA & SUSTENTABILIDADE
PERSONALIDADES
EVENTOS
SOBRE A REVISTA
EDIÇÃO ONLINE
ASSINATURAS
PARCEIROS
CONTACTOS
Educação Arte & Cultura Saúde / Bem-Estar & Beleza Moda Página Solidária Desporto Viagens Economia & Negócios Ecologia & Sustentabilidade Personalidades
26 de maio de 2019 LOGIN ASSINANTES REGISTAR   Visite a nossa página no facebook. Visite a nossa página no Instagram.
26 de maio de 2019  
Revista Mulher Africana
Odete Costa - Uma vida dedicada aos outros
É uma mulher de coragem, que não se fica pelas boas intenções, por isso, anda há mais de 20 anos a lutar pelos que mais precisam.

Publicado a 24 de agosto de 2015 por Mulher Africana



























Nasceu em Paris há 48 anos, mas ainda bebé foi para o Canadá, tendo vivido até aos 17 anos em Toronto. É casada há 26 anos e mãe de três rapazes, (de 25, 24 e 17 anos) e nem uma casa cheia a impediu de olhar para as necessidades dos outros. Falamos de Odete Costa, que há mais de 20 anos se dedica a apoiar causas sociais, nomeadamente no apoio à mulher e à criança, tanto a título individual, como através de organizações ou associações.





Corria o ano de 2000 quando começou a apoiar o Instituto Maria da Paz Varzim, uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) na Póvoa do Varzim, que cuida de crianças em risco. Começou como professora voluntária de Inglês de todas as crianças do ATL na instituição, função que desempenhou até ao ano passado. “Apliquei um programa de iniciação à língua inglesa desenvolvido especificamente por mim, para ir ao encontro das necessidades das crianças da instituição”, conta. Em 2008, quando a instituição estava em graves dificuldades onde se manteve até Janeiro de 2015. Mas como é uma mulher de sete ofícios, não é de estranhar que em Setembro de 2014, tenha fundado o Movimento Lírio Azul. E é a este movimento cívico feminino que se dedica hoje e através do qual apoia três causas: crianças em risco ou hospitalizadas, comunidade surda e pessoas amputadas, sem esquecer a igualdade de género. É um movimento sedeado na Póvoa do Varzim, mas com âmbito nacional e internacional, pois uma das suas acções, em parceria com a nossa revista, vai levar material escolar às crianças do Orfanato Mãe Grande.

Projectos de sucesso

Mas recuemos aos sete anos em que liderou o Instituto Maria da Paz Varzim. Durante esse período, implantou e desenvolveu diversos projectos de inclusão social, com destaque para o Projeto Arrisca (ao abrigo do Programa Escolhas), que apoiou centenas de crianças e foi aprovado em Conselho de Ministros. “Foi um dos projetos escolhidos pela Caritas Portuguesa, e editado em livro, pelas suas metodologias na luta contra a pobreza exclusão social”, realça Odete Costa. Foi ainda a mentora e impulsionadora do projeto Unidos Vencemos Barreiras, de apoio à comunidade surda, instituindo missas em língua gestual portuguesa na Paróquia de S. José de Ribamar, na Póvoa de Varzim. 

Odete Costa estabeleceu também um importante protocolo com Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, a maior associação de pescadores do País, para apoiar crianças filhos de pescadores vítimas de pobreza ou naufrágio. Liderou dezenas de campanhas de recolha alimentar a favor dos mais necessitados, tanto individualmente como em parceria com outras associações.

O Cabaz de S. Gabriel, uma iniciativa que ocorreu durante o Natal para apoiar famílias carenciadas em termos alimentares e brinquedos foi outro dos seus projectos, tal como o Amor Maior para proteger jovens mães menores, solteiras, carenciadas ou abandonadas. Entre 2008 e Dezembro de 2015, conta Odete Costa, resolveu envolver-se na luta contra a violência doméstica. O projecto chamado Violência Não! teve grande aceitação por parte de outras associações e entidades nacionais, nomeadamente a PSP.





Música para todos

Para além de ter introduzido as aulas de Inglês na instituição, Odete Costa conseguiu que fossem dadas aulas de música às crianças e jovens. Os professores trabalharam sempre “em regime de voluntariado e os instrumentos musicais e equipamento de som foram oferecidos por mecenas, patrocinadores a amigos da instituição, sem necessidade de recorrer a qualquer subsídio”, esclarece.

Graças ao trabalho desenvolvido, Odete Costa conquistou a confiança da comunidade e foram várias as figuras públicas que se juntaram à instituição, tornando-se padrinhos dos vários projectos, tais como a maratonista Aurora Cunha, a estilista Katty Xiomara, o empresário Manuel Serrão, o jornalista Júlio Magalhães, o chef Hélio Loureiro, o artista Fernando Pereira, o presidente da AMI Fernando Nobre, o jornalista Pedro Azevedo e o Ciclista Rui Costa. Mas muitas outras figuras públicas visitaram a instituição, em sinal de reconhecimento na luta contra a pobreza, com destaque para  D. António Marto, Bispo de Leiria e Fátima, deputados da Assembleia da República e Dom Duarte Duque de Bragança. “Todos estes nomes ajudaram a sensibilizar as pessoas para a causa e aumentar os apoios”, realça Odete Costa.

Todo o trabalho desenvolvido, entre 2008 e o início deste ano, no Instituto Maria da Paz Varzim foi reconhecido em todo o País, chegando a ser objecto de uma Tese de Mestrado na Universidade de Trás-os-Montes. Esta sua luta a favor dos mais necessitados também mereceu reconhecimento e apoio por parte do Padre Jardim Moreira, Presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza. No ano de 2012, foi homenageada pela Associação Pró-maior Segurança dos Homens do Mar, pelos relevantes serviços prestado aos mais carenciados.




Odete Costa é uma presença constante como oradora (e organizadora) em conferências e palestras em todo o país, sobre temas relacionados com a Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social, Violência Doméstica e Igualdade de Género. Enquanto mulher de força, é uma grande defensora do "Empreendedorismo Social" e não "subsidio-dependência" das instituições, posição que não tem passado despercebida. “No dia Internacional da Mulher, “fui a pessoa escolhida para abrir a programação na RTP1, no Programa "Bom dia Portugal (Revista de Imprensa), pelo trabalho desenvolvido a favor da mulher na sociedade e as causas sociais apoiadas pelo Movimento Lírio Azul”, diz com orgulho, aquele que a faz lutar diariamente para dar melhores condições de vida a todos.

E é este o motor do movimento Lírio Azul, uma mulher que nasceu em França, viveu no Canadá e se radicou na Póvoa do Varzim para fazer o bem. Foi assim no passado, é assim no presente e assim continuará a ser no futuro.



Ampliar
Publicado a 24-8-2015 por Mulher Africana
OUTROS ARTIGOS DE INTERESSE NA CATEGORIA PERSONALIDADES
Women of Inspiration - Internacional TalkShow
22 de Outubro - Lisboa
Paulo Neto reeleito vice-presidente
Advogado português reeleito para a maior associação internacional de advocacia
Denis Mukwege, o médico que defende as mulheres
O seu maior sonho é acabar com as violações na República Democrata do Congo, mas enquanto isso não acontece dedica-se, há 16 anos, a dar algum conforto a mulheres, jovens e até crianças violadas e mutiladas.
George Clooney quer travar os senhores da guerra.
O actor norte-americano, um defensor acérrimo dos direitos humanos, quer descobrir e denunciar quem está a lucrar com a guerra e corrupção no continente africano.
Matias Damásio recebe Disco de Ouro em Portugal

Pub







ÚLTIMA EDIÇÃO
JÁ DISPONIVEL







Pub



MULHER AFRICANA

Sobre a Revista
Edição Online
Assinaturas
Parceiros
Contactos
ARTIGOS

 Educação
 Arte & Cultura
 Saúde
 Bem-Estar & Beleza
 Organizações Não Governamentais
 Desporto
 Viagens
 Economia & Negócios
 Ecologia & Sustentabilidade
 Personalidades
ASSINATURAS

Login Assinantes
Assinar Revista
ACERCA

 Política de Privacidade
 Termos & Condições
 Como Anunciar
 Mapa do site
CONTACTOS

PORTUGAL
Rua Eng. Ferreira Dias nr, 161 Sala 301
4100-247 Porto

ANGOLA
Editora / Sede
Avenida dos combatentes
Rua Manuel Van-dunen
Edificio 309 - Entrepiso
Luanda

Telefone
(+244) 222 721 245

Email
geral@revistamulherafricana.com
assinaturas@revistamulherafricana.com
comercial@revistamulherafricana.com

Directora Geral
Isabel Manique

isabel.manique@revistamulherafricana.com

Directora Marketing e Comunicação
Karina Martins

karina.martins@revistamulherafricana.com



Siga-nos nas Redes Sociais

Visite a nossa página no facebook.    Visite a nossa página no Instagram.

© 2019 Revista Mulher Africana - Todos os direitos reservados.
  Designed & Powered by

Mozzaic - Cloud Services - Serviços internet, que crescem com o seu negócio.