• Blog Post 1

Guterres aclamado novo secretário-geral da ONU pela Assembleia Geral

Na passada quarta-feira os 193 Estados membros das Nações Unidas nomearam António Guterres como o secessor de Ban Ki-moon.

O cargo será formalmente assumido a 1 de janeiro de 2017 e pelo período de cinco anos. O mandato poderá ser renovado a partir de 1 de janeiro de 2022.

Durante a interveção António Gueterres disse estar perante a Assembleia Geral com "humildade, gratidão e profundo sentido de responsabilidade”. O secretário-geral eleito frisou ainda que "a credibilidade" da ONU é a vencedora do processo transparente da sua eleição e reafirmou que a paridade de género será "uma prioridade" do seu mandato - momento em que foi interrompido por uma salva de palmas da audiência.

Um tópico que havia sido abordado momentos antes pela a embaixadora Samantha Power (EUA), ao lembrar que era a única mulher entre os 15 membros do Conselho de Segurança. "Ser mulher não é uma das suas muitas qualidades", adiantou a diplomata a sorrir, adiantando que Guterres tem "a paridade" entre homens e mulheres como um dos seus objetivos.

Guterres assegurou que "a proteção e o empoderamento das mulheres são e continuarão a ser" uma prioridade, dirigindo depois palavras de agradecimento ao ainda secretário-geral, com quem trabalhou enquanto Alto Secretário para os Refugiados (2005-2015).

ARTIGOS RELACIONADOS





Angolana eleita vereadora na Áustria

"Agradeço ao presidente do meu partido pela confiança, encorajamento e empenho."

Ler Artigo

Vera Daves entre as 100 mulheres mais influentes de África

Vera Daves é a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra das Finanças em Angola

Ler Artigo