• Blog Post 1

Alimentação

Dieta de Inverno

Durante o Inverno devemo-nos alimentar com ingredientes mais densos e quentes e optar por sabores doces, salgados e fermentados/ácidos. E porquê estes sabores? Tal como é usado o sal para derreter o gelo nas estradas, este também tem um efeito no nosso metabolismo, pois ao aquece-lo, atua ajudando a introduzir os nutrientes e minerais nos tecidos.

O sabor doce caraterístico da batata doce nutre os tecidos, protegendo os ossos dos ventos , ajudando a contrariar a secura e leveza da estação. Os fermentados auxiliam no estimular da digestão e são hidratantes, evitando a secura do corpo.

Nesta estação vamos dar preferência à fruta cozida, proteínas, frutos secos, legumes ao vapor e sopas substanciais. A comida deverá ser condimentada com especiarias. Evite alimentos crus, congelados e fritos. No caso das leguminosas não se esqueça de as colocar sempre de molho a fim de evitar o excesso de ar, tornando-as mais fáceis de cozer e digerir;  aconselha-se  cozinhar com água extra.

Os alimentos a consumir deverão ser da época, de agricultura local ou nacional e preferencialmente de origem biológica. A vitamina E também deverá ser tida em conta, por isso consuma espinafres, sementes de girassol, amêndoas, pimentos vermelhos, mostarda, linhaça e brócolos.

Sugestões de alimentos para o Inverno:
Fermentados e ácidos: temeph, kambocha (com pouco açúcar)
Doce: arroz integral, quinoa
Salgado: algas: dulse, nori e hijiki; aipo
Legumes: lentilhas (previamente demolhadas), feijão mungo (previamente demolhado)
Vegetais: beterrabas, cenouras, batata doce, gengibre, alho, cebola, couve-de-bruxelas, cogumelos, okra, nabos
Ervas: alcaçuz
Especiarias: cardamomo, curcuma, anis, canela, pimenta preta (qb), cominhos, funcho, sementes de mostarda
Vinho: tinto (em moderação)
Carne: peru, frango (biológico)
Fruta: maçã (cozida), banana, tâmaras, limão, laranja, papaia, tangerinas
Grãos: amaranto, millet
Frutos secos: amêndoas, castanha do brasil, cajus, avela, macadamia, pecan, noz, sementes de abóbora, sementes de girassol 
Do mar: caranguejo, peixe, camarão.

Uma dieta e um estilo de vida sintonizados como inverno só nos trarão benefícios, mesmo que as mudanças sejam pequenas, com o tempo ire nos emos alinhar com os ritmos da natureza. Este é o maior mimo de valor inestimável que pode oferecer a si mesma, um investimento a longo prazo em nome da sua saúde e vitalidade. Aprenda a saborear a calma, a escuridão e o silêncio que nos é oferecido nesta época fria. 
 
Namaste.
Isa Barão

ARTIGOS RELACIONADOS





MENU SEMANAL

PROPOSTA PARA A QUARENTENA

Ler Artigo

Próximos 15 dias de estado de emergência terão desagravamento de medidas

Passará a ser permitida a circulação de pessoas em 17 das 18 províncias do país, para efeitos de actividade comercial, estando interditas todas as viagens de laser

Ler Artigo

O “ARCO ÍRIS DA SAÚDE E DA ESPERANÇA” DURANTE A PANDEMIA COVID-19

“A alimentação e todas as formas preventivas de proteção ao equilíbrio do ser humano, podem ser o medicamento mais poderoso para reduzir o risco de doenças.

Ler Artigo

Transtornos e benefícios que a quarentena pode causar

Quarentena significa um ritmo de vida diferente, uma oportunidade de entrar em contacto com os outros

Ler Artigo