• Blog Post 1

Escritor brasileiro conta histórias infantis africanas

Rogério Andrade Barbosa anda há mais de 25 anos a percorrer o continente africano em prol da preservação dos contos para crianças e da tradição oral.

Depois da Guiné-Bissau, de Cabo Verde, Angola e Moçambique, é a vez de São Tomé e Príncipe ver uma história infantil tradicional a ser transformada num livro pela mão do escritor brasileiro Rogério Andrade Barbosa. O autor, que conta já com mais de 90 livros publicados e vários prémios literários, escreveu, recentemente, Histórias de Sun Tataluga que as Crianças me Contaram em São Tomé, que será editado ainda em 2015 no Brasil.

Nas histórias contadas pelo escritor, cruzam-se várias lendas da cultura oral africanas e alguns dos protagonistas são animais e seres mitológicos que encantam crianças há muitas gerações, tais como a já citada Sun Tataluga, a tartaruga protagonista das histórias infantis são-tomenses, o lubu, a hiena guineense e Kianda, a sereia dos rios e dos mares em Angola.
Rogério Andrade Barbosa recolhe as histórias em escolas, onde pede às crianças para que lhe contem as narrativas que os pais e avôs lhes costumam narrar. A partir daí, como disse à Lusa, faz uma selecção e reescreve as histórias com uma forma literária, sem perder algumas expressões dos dialectos locais, como o changana de Moçambique, o forro de São Tomé, o quimbundo de Angola ou os diversos crioulos falados nos países africanos de expressão portuguesa.

O escritor apaixonou-se pelas histórias infantis africanas quando fez voluntariado na Guiné Bissau, entre 1979 e 1980, e quer preservá-las para que não desapareçam no futuro e para isso, ao longo dos últimos anos 25 anos, tem feito várias visitas ao continente africano.

ARTIGOS RELACIONADOS





Razões para Investir na Educação e na Equidade

Os alunos mais pobres recebem até 18 vezes menos recursos públicos para a educação que os mais ricos

Ler Artigo