Este sábado todos os caminhos foram dar a galeria Arte e cultura. E o objetivo foi a Expo coletiva como tema emancipação.
Dez mulheres uniram-se no sentindo de dar voz, ao desejo incontido de vencer barreiras e construir os seus canais de expressão. De forma a juntar, traçar rumos, definir os seus destinos, deixar marcas e caminhos para um mundo com mais igualdade.
Cada uma destas mulheres trouxeram para aquele espaço, que foi pequeno para albergar a moldura humana que aderiu a exposição, um pouco da sua experiência e a história da sua comunidade de forma a aumentar o conhecimento sobre a nossa história, buscar instrumentos e caminhos de preservação das nossas expressões culturais e artísticas. Aventura-nos a refletir sobre o papel da mulher na sociedade, nas suas formas de expressão sobre as imagens, os mitos e mitos sobre o feminino. Reposicionando a presença da mulher na historia, repensando o lugar atribuído a mulher no mundo e muitas vezes redimensionar os símbolos e os mitos plasmados por uma cultura de desigualdade.
As artistas participantes formaram uma miscelânea de expressões, culminando numa exposição super colorida e expressiva. São elas:
Fineza Teta, Fity,Isabel Landama, Gisa, Sois Baoba, Roxana Moreno, Imanni, Roni, Patrícia Cardoso e Erika Jâmece. Cada uma delas passou as suas impressões digitais marcando suas obras com a sua identidade cultural carregada com o DNA da vontade de se exprimir.
A artista plástica Gisa defende:
Que o objetivo da exposição é mostrar que a emancipação tem diversas formas, por isso escolhemos o tema emancipação. Também é por conta do mês de março. Quando as mulheres se juntam sempre atingem algum objetivo
Estamos todos a lutar para que a emancipação faça parte da vida de todas as mulheres…Ainda não conseguimos que alcance todo mundo mas ainda não conseguimos o objetivo pretendido. A parte mais emocional de ser mulher é ser mãe, ser mãe mudou a minha forma de ver o mundo. Expresso-me na arte, pintar é também uma forma de terapia. Nesta exposição os meus temas são: paz interior, o olhar, felicidade… caracterizadas por mulheres felizes que buscam alcançar a felicidade.
Recado para mulheres: aceite-se como mulheres, que somos diferentes e sentimos de forma diferentes e isso se reflete na nossa forma de abraçar o mundo. Procurem sem cessar a sua felicidade.