Pela primeira vez, uma vacina contra o vírus do ébola foi 100% eficaz no combate ao vírus. Os ensaios clínicos foram feitos em quatro mil pessoas que estiveram em contacto com doentes. A Vacina VSV-ZEBOV, desenvolvida pelos laboratórios farmacêuticos Merck e NewLink Genetics, vai agora ser usada para controlar o pior surto da doença da história. Desde Dezembro de 2013 já morreram mais de 11 mil pessoas, sendo que o número de infectados ultrapassa os 27 mil.
Os ensaios continuam e todos os participantes estão a receber a vacina imediatamente após terem estado em contacto com os infectados com o vírus. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os adolescentes entre os 13 e os 17 anos vão passar a receber a vacina e o mesmo poderá acontecer com as crianças entre os seis e os 12 anos, já que está garantido que a substância administrada é segura.
A organização Médicos Sem Fronteiras, que tem estado na frente de combate contra o ébola na África Ocidental, quer que a VSV-ZEBOV seja, agora, aplicada na Libéria e na Serra Leoa, outros dos países mais afectados pela doença.