Três milhões de dólares (2,7 milhões de euros) é a quantia que o Banco Mundial vai investir nas pequenas e médias empresa (PMEs) de São Tomé e Príncipe, através de uma parceria com o Banco Internacional de São Tomé e Príncipe (BISTP) e com o Japão.
De acordo com o presidente do Comité Executivo e director-geral do BISTP, João Cristóvão, a associação à IFC (a maior instituição de desenvolvimento global voltada para o sector privado nos países em desenvolvimento) permitirá ao banco disponibilizar uma linha de crédito de baixo custo para ajudar as PMEs a investir em modernização, compra de novos equipamentos e tecnologia, e expandir as suas actividades de forma a melhorarem os seus negócios.
O objectivo é acabar com a pobreza extrema e impulsionar uma prosperidade partilhada, pois o país é uma das mais pequenas economias de África e cerca de metade das empresas no país aponta a falta de acesso a financiamento como uma barreira ao crescimento. Convém ainda lembrar que a dois terços da população são tomense vive com menos de 1,5 dólares (1,3 euros) por dia.