Hermenegilda Edna Silvestre, nasceu em Luanda. Licenciada em Gestão de empresas, é também uma contabilista sénior, professora de decoração, artes e ofícios. Trabalha com intervenção social. Tem também formação em culinária, doces, geleias e compotas e agricultura.
Tudo começa no seio familiar. Instigada pelas alergias dos seus dois filhos, Gilda procurou no mercado produtos 100% naturais, sem conservantes, corantes, lactose e glúten. Produtos esses quase inexistentes e caros.
Foi a pensar nisso que em 2008 decidiu investir na agricultura. Em 2015, confrontada com os desperdícios de legumes, frutas e hortaliças que acontecia em todas as colheitas teve a ideia de transformar os produtos do campo em conservas 100% naturais.
“Muitos produtos se estragam no campo. A falta de experiência levou-me ao Brasil, para um intercâmbio de Agricultura familiar”.
Em 2017 fundou a Marca Gil, que pela sua originalidade e sabor, foi logo distinguida no Brasil, sendo homenageada no Estado do Espírito Santo, pelo Vereador Celso Andreon. Em 2019 foi condecorada pelo presidente de Angola João Manuel Gonçalves Lourenço, com a medalha de Mérito e bravura
Hoje com 57 produtos 100% naturais no mercado, Gilda, está a formar-se para a criação de produtos para pessoas com diabetes, estando já na fase experimental dos mesmos. Mas já arquitecta o próximo passo que é trabalhar com produtos orgânicos e uma linha fitness.
Os ganhos são quase satisfatórios, pois a falta de potes, a dificuldade na aquisição de divisas e nas transferências bancárias, as burocracias, têm dificultado o crescimento e expansão da marca.
“Há muitas barreiras para trabalhar em Angola, não há facilidades no início de qualquer actividade. Por isso temos de ser persistentes e pacientes. Eu sei o quero e onde quero chegar, sei também que vou conseguir consolidar a minha marca a nível nacional e internacional”.
Gilda classifica-se como uma mulher resiliente…
“Esta marca nasceu no pior momento da minha vida. A persistência trouxe-me até aqui. Os 1001 motivos para desistir impulsionaram-me a dar a volta por cima. E só foi possível sair do fundo do poço graças a Deus”.
A nossa guerreira inspira-se no amor imensurável da sua mãe. É uma mulher motivadora, persistente e temente a Deus. Detesta a falsidade nas pessoas, ama a honestidade e pontualidade.
Um cheiro…
- A natureza
Um sabor…
- Morango
Uma lembrança…
- Brasil
Uma lembrança…
- Meu tempos de meninice, quem me dera voltar a ser criança…
Um conselho para as mulheres…
Que sejam tementes a Deus, pois a religião agrega valores. Corram atrás dos seus sonhos, sejam persistentes. A mulher não deve ter medo de caminhar.
Bem-haja Gilda Silvestre.