• Blog Post 1

Josefa Rosário: uma mulher de valor que sempre será lembrada

Josefa foi uma das primeiras mulheres a ingressar na Polícia Nacional de Angola.

Reconhecida pela sua determinação no sector do interior em Angola, Josefa Luís do Rosário foi uma mulher de valores que sempre deve ser lembrada pelo seu profissionalismo, que, há mais de 30 anos, cumpriu com zelo e dedicação o seu papel enquanto parte desta nação, bem como pelos serviços prestados a sociedade, principalmente a Polícia Nacional de Angola, na qual ingressou em 1976.

 

Josefa foi uma das primeiras mulheres a ingressar na PNA, parte de uma trajetória que não foi fácil durante alguns anos. Mas, por meio da força de vencer e persistência, chegou a Conselheira do Comandante-Geral da Polícia Nacional, Comissário-Geral, Paulo de Almeida, cargo que ocupava até dia 1 de Setembro, data de seu falecimento, em Lisboa, Portugal, vítima de doença. Antes de assumir o cargo de conselheira, Josefa Luís já se destacava na PNA, entre vários outros, com o de Directora Nacional-Adjunta do Protocolo, durante cinco anos, isto é, de 2005 a 2009.

 

Enquanto membro da corporação, Josefa, como era carinhosamente chamada, foi uma mulher determinada, temente a Deus e amiga de todos, que abraçou o desafio de ingressar nas fileiras da corporação, no ano de 1976, ainda como técnico civil, exercendo, na altura, o cargo de escriturária dactilógrafa de 3ª classe, lê-se num artigo da Polícia Nacional datada de 2019.

 

Entretanto, depois de 25 anos de polícia, isto no ano de 2005, transitou para o quadro I, pois, segundo a oficial, citada no mesmo artigo, “não haveria de fazer carreira e história se continuasse como técnico civil”.

 

Foi então que "aproveitando um despacho do então Ministro do Interior, Fernando da Piedade Dias dos Santos, foi seleccionada para um curso de seis meses na República de Israel, onde foi promovida e graduada ao mesmo tempo".

 

Josefa Luís Rosário também integrou a lista de cronistas da Revista Mulher Africana, como cronista social. 

ARTIGOS RELACIONADOS





Angolana concorre a um lugar na Câmara Municipal de Viena

Ângela de Sousa Simões Krainer, cidadã angolana, nacionalizada austríaca, é uma das candidatas que, no próximo dia 11, vai concorrer pelo Partido Social Democrata (SPO), partido no poder.

Ler Artigo

Elisa Borges: a essência da persistência

Elisa Borges é chefe para área de Acção Social dos Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública, em Portugal.

Ler Artigo

Maria Tavares: a voz da expressão

Liderança é um traço muito forte da minha personalidade

Ler Artigo

A guerreira do arco-íris

Dumilda é uma jovem que tem o privilégio de deixar que as suas características sejam expressas por outras pessoas.

Ler Artigo

“E se fosse comigo?”, questiona Sinara Neiva de Almeida

Já passei muitas dificuldades na minha vida, fui até o fundo do poço, mas nunca desisti.

Ler Artigo

A empreendedora amante da leitura

Catarina Fortunato dos Santos Sábado teve uma infância que, embora repleta de necessidades e de carências, contou com o amor incondicional da avó materna Filipa.

Ler Artigo