• Blog Post 1

Angolana concorre a um lugar na Câmara Municipal de Viena

Ângela de Sousa Simões Krainer, cidadã angolana, nacionalizada austríaca, é uma das candidatas que, no próximo dia 11, vai concorrer pelo Partido Social Democrata (SPO), partido no poder.

Ângela de Sousa Simões Krainer, cidadã angolana, nacionalizada austríaca, é uma das candidatas que, no próximo dia 11, vai concorrer pelo Partido Social Democrata (SPO), partido no poder, para a conquista de um lugar na freguesia de Mariahilf, Distrito Urbano do Município de Viena.

Filha de pais e avôs angolanos, Ângela Krainer é a número 14 de uma lista de 30 candidatos que vão concorrer como vereadores às eleições autárquicas em Viena, capital da República da Áustria.

“Estou optimista e acredito que posso ser uma das vencedoras no escrutínio do dia 11, apesar de todos os prós e contras que possam existir à minha volta”, afirmou, ao Jornal de Angola, Ângela Krainer, durante a conversa mantida via redes sociais.

Ao concorrer nas eleições autárquicas que acontecem este mês, Ângela Krainer aparece no registo histórico como a segunda afro-descendente a concorrer para um cargo político naquele país do centro da Europa. A primeira foi uma cidadã originária da República Democrática do Congo, que depois de ter conquistado um lugar nas autarquias de 2015, segundo Ângela Krainer, concorre agora para ocupar um assento no parlamento austríaco.

Além de considerar que tudo pode acontecer desde que haja determinação, Ângela Kraimer afirmou que “sempre existiram barreiras, mas saber ultrapassá-las determina o alcance do que pretendemos conquistar”. A candidata originária de Angola acredita ser possível ultrapassar barreiras que enfrenta, com o apoio que tem dentro do partido.

“Por razões óbvias, há no interior do partido os que me contestam e os que me apoiam, que, acredito, são a maioria”, disse.

Percurso de vida e funções de destaque

Membro de direcção do Partido Social Democrata, a maior e mais antiga força política da Áustria, Ângela Krainer nasceu no bairro da Vila Alice, onde, ainda com tenra idade, partiu com os pais para a antiga República da Checoslováquia, onde fez os seus estudos. Posteriormente, já em idade adulta, imigrou para Áustria, onde reside com o esposo de nacionalidade australiana e dois filhos.

No Partido Social Democrata, Ângela Krainer é responsável pela área Social e das Medias. É também responsável por estas aéreas na campanha do candidato ao cargo de administrador do município. Coadjuva, com outros colegas, a organização dos eventos da campanha do SPO e é presidente do Clube Cultural de Mariahilf, bairro onde reside.

A par do Partido Social Democrata (SPO), nas eleições de 11 de Outubro participam o Partido do Povo Austríaco (OVP), Partido da Liberdade da Áustria, os NEOS, os Verdes, a equipe HC Strache (THC), LINKS, Áustria Social do Futuro (SOZ) e o Partido da Cerveja Austríaca (BPO).

Podem votar nestas autarquias todos os cidadãos austríacos nascidos antes ou depois de 11 de Outubro de 2004. Têm igualmente direito ao voto os cidadãos da União Europeia com 16 anos de idade, que residam em Viena desde 14 de Julho de 2020.

Fonte: Jornal de Angola

ARTIGOS RELACIONADOS





Elisa Borges: a essência da persistência

Elisa Borges é chefe para área de Acção Social dos Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública, em Portugal.

Ler Artigo

Maria Tavares: a voz da expressão

Liderança é um traço muito forte da minha personalidade

Ler Artigo

Josefa Rosário: uma mulher de valor que sempre será lembrada

Josefa foi uma das primeiras mulheres a ingressar na Polícia Nacional de Angola.

Ler Artigo

A guerreira do arco-íris

Dumilda é uma jovem que tem o privilégio de deixar que as suas características sejam expressas por outras pessoas.

Ler Artigo

“E se fosse comigo?”, questiona Sinara Neiva de Almeida

Já passei muitas dificuldades na minha vida, fui até o fundo do poço, mas nunca desisti.

Ler Artigo

A empreendedora amante da leitura

Catarina Fortunato dos Santos Sábado teve uma infância que, embora repleta de necessidades e de carências, contou com o amor incondicional da avó materna Filipa.

Ler Artigo