A primeira edição do FESTICAPULANA (Festival Internacional da Capulana) realiza-se nos dias 2 e 3 de Dezembro na Universidade Lusófona, em Lisboa. O evento conta com a participação de académicos, estudiosos da capulana, artistas, designers, e envolve pessoas de vários países e três continentes: África, América e Europa. A entrada é gratuita.
Organizado pela PADEMA - Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana – uma associação que tem como objetivo a promoção e o desenvolvimento da mulher africana, o FESTICAPULANA tem como objetivo homenagear, promover e divulgar a Capulana, como elemento essencial da Cultura das populações, dos Povos africanos.
Num momento em que Moçambique se prepara para apresentar junto da UNESCO, a candidatura da Capulana a Património Imaterial e Cultural da Humanidade, a PADEMA que engloba mulheres de Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe - decidiu criar FESTICAPULANA com uma periodicidade anual.
Da programação destacam-se o concurso de desenho “A minha Capulana”, workshop de dança, gastronomia, poesia, exposição fotográfica “A Capulana pelo mundo”, espetáculo musical, workshop de decoração com Capulana, e exposição e venda de artigos de Capulana.
O certame conta com o apoio da Embaixada da República de Moçambique, do Alto Comissariado português para as Migrações (ACM), do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação (ILAC), Universidade Lusófona e Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
A programação do evento está patente na página de facebook https://www.facebook.com/PademaOficial.