• Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1

Emancipação - Expo coletiva

Este sábado todos os caminhos foram dar a galeria Arte e cultura. E o objetivo foi a Expo coletiva como tema emancipação.

Dez mulheres uniram-se no sentindo de dar voz, ao desejo incontido de vencer barreiras e construir os seus canais de expressão. De forma a juntar, traçar rumos, definir os seus destinos, deixar marcas e caminhos para um mundo com mais igualdade.

Cada uma destas mulheres trouxeram para aquele espaço, que foi pequeno para albergar a moldura humana que aderiu a exposição, um pouco da sua experiência e a história da sua comunidade de forma a aumentar o conhecimento sobre a nossa história, buscar instrumentos e caminhos de preservação das nossas expressões culturais e artísticas. Aventura-nos a refletir sobre o papel da mulher na sociedade, nas suas formas de expressão sobre as imagens, os mitos e mitos sobre o feminino. Reposicionando a presença da mulher na historia, repensando o lugar atribuído a mulher no mundo e muitas vezes redimensionar os símbolos e os mitos plasmados por uma cultura de desigualdade.

 As artistas participantes formaram uma miscelânea de expressões, culminando numa exposição super colorida e expressiva. São elas:

Fineza Teta, Fity,Isabel Landama, Gisa,  Sois Baoba, Roxana Moreno, Imanni, Roni, Patrícia Cardoso e Erika Jâmece. Cada uma delas passou as suas impressões digitais marcando suas obras com a sua identidade cultural carregada com o DNA da vontade de se exprimir.

 A artista plástica Gisa defende:

Que o objetivo da exposição é mostrar que a emancipação tem diversas formas, por isso escolhemos o tema emancipação. Também é por conta do mês de março. Quando as mulheres se juntam sempre atingem algum objetivo  

Estamos todos a lutar para que a emancipação faça parte da vida de todas as mulheres…Ainda não conseguimos que alcance todo mundo mas ainda não conseguimos o objetivo pretendido. A parte mais emocional de ser mulher é ser mãe, ser mãe mudou a minha forma de ver o mundo. Expresso-me na arte, pintar é também uma forma de terapia. Nesta exposição os meus temas são: paz interior, o olhar, felicidade… caracterizadas por mulheres felizes que buscam alcançar a felicidade.

Recado para mulheres: aceite-se como mulheres, que somos diferentes e sentimos de forma diferentes e isso se reflete na nossa forma de abraçar o mundo. Procurem sem cessar a sua felicidade.

ARTIGOS RELACIONADOS





Livro: “O meu colar de pérolas”

Karen Pacheco é a actual assessora da editora portuguesa Mahatma

Ler Artigo

Volúpia das Palavras: o desnudar dos tabus pela ousadia das palavras

O ingrediente principal para os meus poemas é o amor que tenho pela arte da escrita.

Ler Artigo

Exposição de Fotografia na Casa de Angola
«Cenas do quotidiano de um country manager em Angola»

Fotografias da autoria de Luiz Lopes da Silva. que retrata belas paisagens de Luanda.

Ler Artigo