Até 13 de julho, 84 retratos de lisboetas, com 1,80 metros de comprimento, irão preencher a calçada portuguesa da rua Augusta, em frente ao MUDE – Museu do Design e da Moda.
“Inside Out Alfacinha” é o nome do projeto de Carlota Meirelles e Vasco Lima Mayer, uma versão lisboeta do movimento, que o artista francês JR começou em 2011, com retratos gigantes colados por todo o mundo.
O que levou estes jovens – ambos com 23 anos – a candidatarem-se ao movimento, foi por “Todos os anos Lisboa é considerada uma das melhores cidades do mundo pelos ‘rankings’ mundiais. E os típicos lisboetas, a curiosa espécie chamada alfacinha, será que toda a gente os conhece?” Após terem recebido luz verde e terem conseguido financiamento, saíram à rua, em Lisboa, e fotografaram os rostos que agora projetados no chão.
No projeto Inside Out original, qualquer pessoa pode enviar um retrato, em formato digital, para ser impresso e exposto ao público. Em Março de 2011, JR venceu o prémio TED, no valor de 73 mil euros, com esta ideia de mostrar a verdadeira face das comunidades em formato gigante.