Arrancou no dia 5 e vai até 21 de Setembro, mais uma edição da Feira do Livro do Porto, evento que, este ano vai ser organizado, pela primeira vez, pela autarquia portuense, através do Pelouro da Cultura e da Porto Lazer.
Em mais de 80 anos, a Câmara do Porto assume a total responsabilidade pela organização da Feira do Livro, que em todas as outras edições ficou a cargo da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), uma vez que o município manteve um diferendo quanto aos custos da iniciativa.
Também pela primeira vez, este evento vai ser aberto à participação de livrarias, alfarrabistas, editores, associações e cooperativas do setor, estando inscritas 72 entidades, provenientes de várias localidades do país.
Este ano, a feira vai decorrer nos Jardins do Palácio de Cristal e é dedicada aos temas "Liberdade" e "Futuro" e vai contar com mais de uma centena de pavilhões de exposição.
Palácio de Cristal
Palácio de Cristal
Até ao próximo dia 21 de setembro, a Feira do Livro do Porto, vai também prestar homenagem ao escritor, poeta, ensaísta, tradutor e político portuense Vasco Graça Moura (falecido em abril passado).
A programação cultural inclui além da venda de livros, um "festival literário", um ciclo de cinema, um festival de "spoken words", várias exposições, música e duas edições das "Quintas de Leitura", que vão acontecer na Biblioteca Almeida Garrett.
Gonçalo M. Tavares, Germano Silva, José Pacheco Pereira, Pedro Mexia, Manuel Alegre, Rita Ferro, Valter Hugo Mãe, Richard Zenith, Helena Vasconcelos, Francisco José Viegas, Clara Ferreira Alves, Gonçalo Cadilhe e Mário Cláudio, entre muitos outros, vão ser alguns dos autores presentes nas dez mesas de debate organizadas.
A Feira do Livro do Porto, tem entrada livre, está aberta ao público a partir das 16h, de segunda a sexta-feira e, no fim de semana, as portas abrem ao meio-dia.